12 erros comuns que violam os termos de serviço do Google Adsense

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É recorrente ouvir e ler histórias de autores que de um momento para o outro viram as suas contas Google Adsense fechadas, sendo que na maioria dos casos isso é reflexo da má utilização do serviço, ou então da prática comum de erros que violam os termos e condições do serviço prestado pelo Google Adsense.
Obviamente que ler o TOS do Adsense é para muitos uma tarefa demasiado aborrecida, pelo que é mais simples arriscar a ficar sem conta, do que saber quais os terrenos que se pode pisar.
Uma vez que sou sensível a esses autores que não têm 15 minutos para ler os termos e condições do serviço prestado no Google Adsense, formulei uma lista com alguns dos erros mais comuns cometidos com contas Adsense. Qualquer um destes erros pode levar a que um autor fique sem conta, pelo que se já cometeu ou comete algum destes erros, o melhor mesmo é que procure mudar a forma como utiliza o serviço, ou mais tarde ou mais cedo ficará sem conta.

Outra das razões porque não gosto que este tipo de erros sejam cometidos, é pelo simples facto de que tornam a rede de publicidade Adsense mais vulnerável e acima de tudo menos rentável para quem por lá investe o seu dinheiro. Já lá fiz alguns campanhas, e infelizmente os resultados não me deixaram tão satisfeito quanto gostaria, sendo que uma boa percentagem dos cliques que geralmente caiem nas campanhas, ou são fraudulentos, ou não convertem com qualidade.

Entretanto se tiver um tempinho, recomendo-o a ler o programa de policiamento do Google, os Termos e Condições do Serviço Adsense, e também a FAQ, que inclui informação muito pertinente sobre o assunto.

1. CLICAR NOS PRÓPRIOS ANÚNCIOS OU PEDIR A ALGUÉM PARA CLICAR
A primeira regra que se aplica SEMPRE numa conta Google Adsense é: nunca clicar nos próprios anúncios. Além da enorme injustiça para com o autor que está a gastar dinheiro para tentar promover a sua empresa ou serviço, clicar nos seus anúncios é a porta de entrada para ser banido do sistema. O mesmo se aplica aos casos de autores que pedem aos seus amigos para clicarem nos anúncios.
O Google utiliza um sistema de policiamento avançado, que consegue rapidamente encontrar padrões de IPs ou uma grande localização de onde provêm os cliques, chegando rapidamente à conclusão de que existe fraude. Tentar clicar nos anúncios a partir de um outro computador, na faculdade ou no trabalho, vai seguramente levá-lo ao banimento. O Google consegue entender porque razão a cidade onde vive tem muito mais cliques do que por exemplo outras cidades. E o mais engraçado, é que você vive na cidade que comete a fraude.



2. NÃO ALTERAR O CÓDIGO DOS ANÚNCIOS
Em termos de optimização de anúncios, as opções são na verdade limitadas. Pode alterar a cor, o efeito e pouco mais, sendo que alterar o código do anúncio pode dar direito a banimento. Se pretende optimizar melhores os seus anúncios e campanhas, sugiro que leia este artigo com 5 passos para optimizar a performance dos anúncios Adsense.

3. UTILIZAÇÃO EXCESSIVA DE ANÚNCIOS
Muitas vezes os autores pensam que ter muitos anúncios = ter muitos rendimentos. Na verdade isso não acontece. Inclusivamente, se o seu blog tiver demasiadas impressões e um CTR muito baixo, poderá incorrer no chamado Google Smart Pricing, que inclusivamente já referimos aqui no blog.
Outros utilizam o chamado ‘keyword stuffing’, entupindo os seus conteúdos de palavras-chave, de forma a dar maior relevância a um determinado termo quando o Google for contextualizar a sua publicidade. Isso também está nas violações dos termos e condições do serviço, e será seguramente fácil encontrar quem o faz.

4. ANÁLISE CUIDADA DO CONTEÚDO
É importante que mantenha uma análise cuidada do conteúdo do seu blog, especialmente onde os anúncios aparecem. É importante que essas páginas (ou artigos), não contenham conteúdo pornográfico, violento ou ilegal.

5. NÃO ENVIAR ANÚNCIOS POR EMAIL
Os termos e condições do serviço da Google Adsense, não permitem ao autor a colocação de anúncios nos emails em formato HTML. Embora os anúncios possam ficar bastante bem dissimulados e tornarem-se rentáveis, a verdade é que violam o TOS do Google, resultando no banimento da conta.
O Google inclusivé consegue seguir a rota do clique, e se este vier de um email, é seguro que a sua conta é fechada.

6. EXCESSO DE OPTIMIZAÇÃO
Embora editar as cores e formato dos seus anúncios seja viável e possa traduzir-se em rendimentos superiores, não deverá ser utilizada como forma de prejudicar quem anuncia. Os termos do Adsense não permitem que por exemplo, coloque os endereços URL dos anúncios contextuais, com a mesma cor que por exemplo o fundo padrão desses mesmos anúncios. Fazer desaparecer elementos do anúncio viola os termos e condições do serviço, e dá também direito a banimento.

7. COLOCAR ANÚNCIOS EM PÁGINAS DE CONTEÚDO (APENAS)
Um erro que é frequentemente cometido por autores, é ter anúncios Adsense em páginas como o registo, login, erro404, páginas de boas-vindas, entre outras coisas. Os anunciantes que aderem ao programa Google Adwords, estão a pagar apenas por cliques e anúncios submetidos em páginas de conteúdo relevante. Se você colocar anúncios em páginas de conteúdo irrelevante, está a infringir os termos e condições do serviço, o que invariavelmente dá direito a banimento.
Para quem utiliza Wordpress, existe um plugin (que eu uso aqui no blog) intitulado Why do Work Adsense, que permite remover o Adsense de páginas estáticas específicas. Aqui no blog todas as páginas estáticas estão isentas de anúncios Adsense, por exemplo.

8. ABRIR MÚLTIPLAS CONTAS
Não é viável também abrir múltiplas contas somente porque se tem múltiplos blogs ou websites. Uma única conta é capaz de receber e analisar os dados de todos os seus websites e blogs, e se por ventura algum deles estiver a infringir os termos do serviço, é provável que todos os seus projectos sofram com isso. No entanto, se tiver várias contas, é provável que o Google as encerre todas antes sequer de cometer um erro.

9. ANÚNCIOS ABREM SEMPRE NA MESMA PÁGINA
É estritamente proibido, colocar os anúncios adsense a abrir numa nova janela. Embora seja fácil de o fazer através da utilização de código html no seu website ou blog, a verdade é que essa manobra pode custar-lhe a sua conta de editor.
De acordo com os termos e serviços do Google Adsense, todos os anúncios devem abrir obrigatoriamente (e por defeito) na mesma página.

10. UTILIZAÇÃO DE TÍTULOS
Quando se coloca anúncios Adsense num website ou blog, são apenas permitidos dois tipos de títulos a identificar esses mesmos anúncios. São eles: ‘links patrocinados’ e ‘publicidade’. Qualquer outro título ou incentivo ao clique dará direito a exclusão do programa com conta banida permanentemente.

11. APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS
É expressamente proíbido mostrar os valores de CTR e eCPM das suas campanhas Adsense. O único valor que é permitido mostrar, de acordo com os termos e condições do serviço, é o valor total ganho com as suas campanhas. Todo o resto da informação é considerada confidencial, pelo que apresentá-la descaradamente no seu blog ou website pode dar direito a banimento permanente.

12. LIMITAÇÕES AO NÚMERO DE ANÚNCIOS
Os termos e condições do serviço Google Adsense apenas permitem-lhe a colocação de 3 banners de anúncios na mesma página, 3 caixas de links adsense e 2 barras de pesquisa customizada. Se por ventura estiver a utilizar mais, está a infringir o TOS do Google, o que dará seguramente direito a banimento, além de que provavelmente não lhe está a trazer os rendimentos que desejaria.
Não é importante ter muitos anúncios no seu blog, mas sim aqueles que são mais relevantes e rentáveis.

Estas são apenas algumas das considerações e erros que mais autores e webmasters cometem. Verdade seja dita, a grande maioria dos autores nunca lê os termos e condições do serviço Adsense, e existe uma grande percentagem que infringe claramente o TOS do serviço.
Mais recentemente o Google pediu também aos editores que não camuflem os seus anúncios em demasia, uma vez que eles se devem destacar claramente do conteúdo, fazendo com que o visitante apenas clique quando sente necessidade disso.
O mesmo se aplica à colocação de banners e anúncios logo por baixo dos títulos grandes das notícias/artigos. São proíbidos e obviamente apelam ao clique fraudulento e/ou sem qualidade.

 

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