Artigo - 6 estratégias funcionais para ganhar mais dinheiro com o seu blog!

|
Linkto Agregar a Technorati Agregar a Google Agregar a Yahoo! Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao StumbleUpon Adicionar ao Linkou

Hoje gostaria de falar de uma das coisas que considero mais importantes para um blogueiro: gerar receitas acrescidas a partir dos seus conteúdos, sem que na verdade tenha de gerar mais tráfego ou mais visitantes. Todos os blogs têm uma série de páginas que recebem mais visitantes que outras. Estas páginas recebem geralmente novos visitantes [...]

Estas páginas recebem geralmente novos visitantes diariamente, visitantes esses que nunca tinham visto sequer o seu blog alguma vez na vida. Gostaria de chamar a estas páginas as ‘páginas do dinheiro’ porque são, na minha opinião, a forma mais eficiente de gerar receita imediata e também num futuro a médio/longo prazo.

Tenha em atenção que estas páginas não geram apenas “dinheiro” no sentido lato da palavra: elas são a forma mais fácil de você conseguir aumentar gradualmente a audiência do seu blog sem grande trabalho. Se você aprender a optimizar eficientemente estas páginas de dinheiro (este artigo irá ajudá-lo), poderá melhorar o seu blog imediatamente em várias frentes, incluindo ao nível da receita. Mais receita, mais subscritores, mais influência e mais autoridade.

Infelizmente a optimização de páginas para ganhar dinheiro é uma das coisas que frequentemente é esquecida por blogueiros e webmasters um pouco por toda a blogosfera. Geralmente o autor está sempre concentrado na criação de novos conteúdos e em receber novos visitantes para estas novas páginas, que por vezes se esquece dos conteúdos já publicados anteriormente.

O artigo de hoje tem o objectivo de servir não só blogueiros e webmasters, como também serve para qualquer outro tipo de sites e blogs, sendo que apenas deverá procurar as ferramentas correctas para exercitar os planos e estratégias que aqui lhe fornecemos. Portanto, vamos lá começar!

COMO OPTIMIZAR AS PÁGINAS DO DINHEIRO
Existem uma série de coisas possíveis de fazer ao nível da optimização de páginas de dinheiro, com o objectivo de as tornar não só mais funcionais, mas também mais lucrativas. É importante decidir como estender e melhorar o seu trabalho de acordo com os seus objectivos e recursos. Quanto tempo você está disposto a despender naquilo que é mais importante para si? Você pretende ter uma grande audiência? Ou pretende aumentar consideravelmente os seus ganhos diários?

Aqui estão 4 coisas que considero possíveis de executar nas suas páginas do dinheiro:

RENTABILIZAÇÃO. O objectivo desta estratégia passa seguramente por rentabilizar mais cada uma das páginas do seu blog. Existem várias formas de por esta estratégia em prática, através da colocação de anúncios dentro e fora dos seus conteúdos, links de texto, entre outras. Existe também uma rentabilização a longo prazo pela captura de novos subscritores.

CAPTURAR SUBSCRITORES. A página do dinheiro é optimizada com o intuito de fazer com que o máximo de visitantes subscreva a sua newsletter, o seu Feed RSS ou simplesmente se registe no seu website. O seu objectivo principal deverá passar por conseguir rentabilizar os seus novos subscritores e assinantes, mesmo depois de estes deixarem a sua página do dinheiro. Esta é não só uma forma de aumentar consideravelmente a sua audiência, mas gerar também receitas a médio/longo prazo.

MELHORAR A RELEVÂNCIA
. Esta estratégia tem como objectivo melhorar ao máximo o conteúdo da sua página do dinheiro, para a tornar não só mais actualizada com a realidade, bem como cativar novos visitantes que por lá aterrem. Esta estratégia melhora a experiência de utilização do seu blog num sentido global e pode resultar numa série de benefícios indirectos como referências/citações de outros blogueiros, links, e ainda a construção de uma maior lealdade e interesse por parte dos seus leitores. A relevância é também muito importante quando o seu objectivo é aumentar a sua base de subscritores e as suas receitas globais.

MELHORAR O RANKING. Partindo para uma estratégia de optimização on-site e off-site, poderá conseguir que páginas de dinheiro específicas melhorem os seus resultados de rankeamento nos motores de busca, garantindo mais tráfego para o seu blog. Esta estratégia melhora não só o tráfego directo ao seu blog e às suas páginas do dinheiro, mas ajuda-o também a construir uma audiência com maior facilidade.

ESTRATÉGIA Nº1 - ENCONTRE AS SUAS PÁGINAS DO DINHEIRO
Comece por abrir o seu programa de análise estatística que utiliza no seu blog. Se não utiliza nenhum, recomendamos-lhe vivamente o Google Analytics. No seu software, provavelmente existe uma secção que lhe permite saber quais as páginas que recebem mais visitantes únicos por mês. Faça uma extracção dos endereços URL dessas páginas e limite-se a um top 10. Guarde essa informação num ficheiro de bloco de notas ou outro, para que esteja sempre acessível.

Quantas páginas deverá optimizar dependerá não só dos conteúdos do seu blog, mas também da sua estratégia. Se por ventura tem várias páginas que recebem constantemente tráfego, provavelmente poderá optimizar uma série delas. Se não tiver inúmeras páginas a receber tráfego sólido, então provavelmente o seu trabalho ficará automaticamente resumido. Gostaria de recomendá-lo a limitar-se a um top 10 porque parece-me ser o suficiente para uma estratégia de sucesso.

A minha recomendação prende-se com trabalhar não só em páginas que recebam mais de 200 visitantes únicos por dia. Este é também um número que posteriormente se poderá converter em resultados que correspondam às expectativas destas estratégias. Ajuste este número caso o seu blog ainda seja relativamente nova ou não receba tanto tráfego por página.

É importante relembrar-se sempre que nem todas as páginas são atraentes. O objectivo não se prende em optimizar todas as páginas do seu blog. Para isso leia o nosso artigo sobre como dar aos seus conteúdos antigos uma auditoria de SEO. O objectivo é existirem limites. Preocupe-se em perceber e aprender, que esta primeira estratégia deverá centrar-se na recolha e selecção apenas das páginas que recebem mais tráfego no seu blog.

ESTRATÉGIA Nº2 - MELHORAR A RELEVÂNCIA
As queries de pesquisa dos seus visitantes indicam-lhe o que as pessoas geralmente procuram quando visitam o seu blog. Além de lhe proporcionar uma visão interessante sobre o que os seus visitantes procuram é também uma forma de você perceber o que eles desejam e necessitam. Muitos provavelmente estarão dispostos a subscrever o seu blog ou a pagar por um serviço que os ajude a obter mais conteúdos e conhecimentos.

Mais relevância = melhores conversões. Na verdade a equação é simples. Tornando o seu blog o mais relevante possível nas queries de pesquisas, você está a fazer com que os seus visitantes acabem por ficar mais tempo no seu blog, subscrevam-no ou adquiram um produto/serviço. A grande maioria dos utilizadores vai mesmo encerrar o seu blog caso percebam rapidamente que este não preenche as suas necessidades. O primeiro passo deverá ser analisar as suas páginas do dinheiro de acordo com os níveis de tráfego que estas recebem.

O meu objectivo passa por incluir cada query de pesquisa nas minhas páginas de dinheiro. Todas as questões colocadas pelos visitantes nos motores de busca, devem estar respondidas nas minhas páginas. Uma das formas simples e interessantes de fazer isso é através de uma FAQ no seu blog que responda à grande maioria das suas questões genéricas. Simplesmente coloque essas mesmas queries de pesquisa como perguntas na sua FAQ ou nas suas páginas do dinheiro. Depois disso, responda-lhes.

Outro método interessante para relevância ao nível de queries de pesquisa passa por criar novos conteúdos a serem inseridos nas páginas do dinheiro. É importante você editar as suas páginas com o objectivo de que estas não pareçam demasiado desactualizadas. Não tem vender alguma coisa directamente nas suas páginas do dinheiro. Isso provavelmente não irá funcionar.

Ao contrário disso, preocupe-se em editar e rescrever toda a sua página do dinheiro e quem sabe colocar pequenas notas de actualização especificando as novas informações adicionadas, linkando também para os novos conteúdos presentes no seu blog. Sempre que surgirem novos conteúdos ou informações, volte à sua página do dinheiro para efectuar as alterações necessárias. Essa é uma das razões porque eu lhe pedi para restringir a sua selecção a 10 endereços URL.

Note que ao aumentar a relevância e informação das suas páginas do dinheiro, você está a aumentar também o seu poder de linkagem: As pessoas são mais abertas a linkar para um conteúdo que é detalhado e uma referência numa determinada área do que o oposto. Sempre que possível, tento que as minhas páginas mais atractivas ofereçam ao leitor toda a informação que ele deseja, bem ao estilo da Wikipédia.

ESTRATÉGIA Nº3 - RENTABILIZAR AS SUAS PÁGINAS DO DINHEIRO
Embora seja possível rentabilizar as suas páginas do dinheiro e capturar novos subscritores ao mesmo tempo, eu desde sempre considerei muito importante optimizar apenas um objectivo ao contrário de tentar os dois em simultâneo. Uma vez que no que toca à rentabilização, a captura de subscritores poderá muito bem ser uma forma de rentabilização a longo prazo.

Existem formatos para cada um dos objectivos (rentabilização ou captura de subscritores) e você conseguirá obter melhores resultados caso opte por uma rentabilização a fundo ou procure ao máximo que os seus visitantes se tornem subscritores do seu blog. Se você introduzir demasiados anúncios publicitários escondidos, o visitante poderá na verdade clicar num anúncio e sair do seu blog, sem que na verdade tenha subscrito a newsletter, portanto, escolha só um dos objectivos, ou utilize ambos numa equação perfeita.

Vamos falar de rentabilização primeiro. Esta parte é relativamente fácil se você estiver a utilizar redes de anúncios contextualizados como o Google Adsense. Visite a página do dinheiro que pretende optimizar, e inserida um bloco de anúncios, camuflando-o bem com o seu conteúdo e tenha a certeza de que é visível e ao mesmo tempo não é obstrutivo.

Um anúncio de Adsense bem colocado no seu blog, pode ser o suficiente para fazer disparar os seus rendimentos. Com poucas optimizações em páginas de dinheiro específicas, é possível aumentar os seus ganhos em mais de 40% com efeitos imediatos. Embora você já utilize anúncios de Adsense em praticamente todas as páginas do seu blog (sidebars, cabeçalho, etc), provavelmente esses anúncios não se encontram devidamente optimizados para retirar o máximo potencial de uma página de dinheiro.

As páginas de dinheiro do seu blog, devem ser tratadas de uma forma especial. Elas são as responsáveis por grande parte do seu tráfego pelo que você deverá aproveitar a oportunidade para testar a profitabilidade de alguns esquemas de rentabilização e optimização. Você poderá inclusivamente remover os anúncios presentes nestas páginas para que possa ter mais espaço de manobra disponível. Essa é uma das técnicas que utilizo constantemente em blogs e projectos meus.

Outras formas de rentabilização incluem programas de afiliação que vão desde a comercialização de produtos generalistas, até programas extremamente contextualizados com o tópico em questão. A Netaffiliation é um dos melhores mercados de afiliação que poderá utilizar. Registe-se, pesquise no mercado por ofertas e programas, puxe os códigos das suas campanhas e insira os produtos/banners directamente nas suas páginas do dinheiro. Embora os programas de afiliados sejam extremamente viáveis, é muito importante que não se esqueça de que é fundamental manter a relevância e a contextualização. Se desejar saber mais sobre programas de afiliados específicos, leia a nossa série de rentabilização de nichos.

Como alternativa, você poderá ainda promover os seus próprios produtos nas suas páginas do dinheiro, colocando links os banners publicitários que levem os seus visitantes a uma página de vendas relevante e com informação detalhada acerca do produto. Você poderá ainda fazer com que os seus visitantes saiam da sua página do dinheiro, mas só depois de subscreverem a sua newsletter. Este passo leva-nos à próxima estratégia.

ESTRATÉGIA Nº4 - OPTIMIZAR PARA CAPTURAR MAIS SUBSCRITORES
O objectivo desta estratégia é capturar não só o email do seu visitante mas também a sua permissão para que você entre em contacto fora do seu blog. Para alguns de vós, provavelmente o mais interessante é capturar subscritores RSS para que estes recebam diariamente todos os seus conteúdos ao mesmo tempo que participam activamente no seu blog.

Muitos webmasters já utilizam hoje as chamadas “listas” e auto-responders com o objectivo de rentabilizar eficientemente os seus próprios produtos ou produtos afiliados. O seu objectivo é tornar os seus subscritores em consumidores de determinados produtos ou serviços.

Aquelas que considero as duas melhores empresas para gestão de email marketing são seguramente a Aweber e a GetResponse, sendo que ambas cobram um valor mensal para providenciarem um serviço completo de gestão de newsletter, valor esse que você deverá rentabilizar rapidamente. Existem alternativas gratuitas disponíveis na internet, mas seguramente que não oferecem a viabilidade e qualidade de ambas as empresas que referi.

Para optimizar uma página do dinheiro para capturar novos subscritores, você terá provavelmente de efectuar alguma optimização ao nível de oferta. Verifique quais os conteúdos/produtos que se encontram na sua página, e crie uma oferta especial e relevante nessa área. Providencie um incentivo para que os seus visitantes se interessem na subscrição do seu blog: provavelmente um produto digital com informação relacionada ou mais profunda. Os ebooks funcionam bm. Poderá ainda tentar uma abordagem relacionada com a publicação de futuros descontos e ofertas promocionais exclusivas para subscritores.

Para entrar na mente do seu visitante e compreender o que ele deseja, você necessita voltar atrás às queries de pesquisa que o seu blog recebe. Se alguém estiver interessado em ‘classificados animais’, você saberá que os seus visitantes procuram anúncios classificados relacionados com animais, compra e venda de animais, e assuntos relacionados. Se pretender ser agressivo na sua abordagem, prometa aos seus visitantes conteúdos específicos nessa área caso eles aceitem subscrever a sua newsletter. Este exemplo pode ser aplicável a visitantes que procuram outros assuntos, logicamente, nomeadamente ebooks, tutoriais, formas de ganhar dinheiro, etc.

E que tal capturar subscritores para a sua comunidade ou para um serviço pago? Além de você oferecer incentivos, você poderá oferecer também os chamados “teasers”. Limite as acções dos seus leitores em determinadas áreas do seu blog ou website, permitindo-lhes aceder apenas a determinado tipo de conteúdo. Esta limitação pode ser posteriormente eliminada quando o utilizador se registar ou adquirir um pacote pago. Um bom exemplo de um programa deste tipo pode ser visto na MestreSEO. Estes são métodos comuns que se utilizam em comunidades pagas, forums e sites sociais que obrigam à criação de listas gratuitamente.

ESTRATÉGIA Nº5 - ENVIO DE TRÁFEGO INTERNO PARA AS SUAS PÁGINAS DO DINHEIRO
Agora que você optimizou ao máximo as suas páginas do dinheiro para estas gerarem conversões, você poderá canalizar também os seus visitantes a partir de outras páginas do seu blog. Você já fez o trabalho de tornar essas páginas suficientemente atractivas, informativas e relevantes, pelo que estas não devem ser vistas e lidas apenas pelos seus paraquedistas, mas também pela sua comunidade.

Se as suas páginas do dinheiro estiverem relacionadas, tenha a certeza de que interlinka cada uma delas para que cada um dos seus visitantes possa ser automaticamente canalizado para uma outra página relevante assim que visualizar o conteúdo que deseja. Esta táctica não melhora só a sua taxa de rejeição como também lhe dá duas oportunidades de converter o seu visitante ao invés de apenas uma.

Outro método interessante passa por utilizar um script ou um plugin wordpress que lhe permite linkar automaticamente palavras-chave ou frases específicas em todo o seu blog. Isso ajuda-o em termos de SEO e é também uma das melhores formas de levar os seus visitantes e leitores até às suas páginas do dinheiro. Se está a utilizar o Wordpress, experimente o plugin Internal Link Building ou o SEO Smart Links. Ambos os plugin ajudam-no na tarefa de linkar automaticamente todas as palavras-chave que especificar para determinadas páginas do seu blog.

Se você é um blogueiro que produz conteúdo diariamente, não tenha medo de linkar para as suas páginas do dinheiro sempre que os seus conteúdos são relevantes e podem direccionar os seus visitantes até às suas páginas de conversão. Tente alternar ao máximo os links pelo seu Top10 de páginas do dinheiro, para que os seus visitantes e leitores não se restrigam a ler sempre a mesma informação.

Existe ainda uma forma alternativa de realçar as suas páginas do dinheiro: Agrupe todas as suas páginas relacionadas com um tópico e liste-as todas numa página de referência, que irá afunilar o tráfego para diferentes secções e páginas do dinheiro presentes no seu blog. Ao invés de estar constantemente a linkar para as suas 10 páginas do dinheiro, você poderá linkar apenas para a sua página de referência, que por sua vez irá fazer o trabalho de enviar os seus leitores e visitantes para cada uma das suas páginas do dinheiro.

ESTRATÉGIA Nº6 - MELHORE OS SEUS RANKINGS DE PESQUISA
Esta é a estratégia final do processo e deverá ser utilizada apenas e somente depois de você efectuar todos os passos de optimização das suas páginas do dinheiro para obter o máximo de resultados, bem como introduzir o seu método de promoção interna através das páginas do seu blog. Depois de você efectuar isso tudo, é altura de centrar as suas atenções noutra questão: o ranking das suas páginas do dinheiro nos resultados de pesquisa dos motores de busca (SERPs).

Este é logicamente um passo opcional porque se você já está a receber uma boa quantidade de tráfego, provavelmente é porque já se encontra bem rankeado. Mas se você estiver na segunda página do Google ou não estiver no top 3 da pesquisa por determinada palavra-chave ou frase que está a enviar bom tráfego para o seu blog, porque não melhorar esse ranking e aumentar o seu volume de tráfego?

Você já tem o seu Top de páginas do dinheiro definido e também as queries de pesquisa que levam mais visitantes a essas mesmas páginas. Agora, você deverá centrar as suas atenções em perceber o volume de tráfego e rankeamento de cada uma dessas páginas, que é algo que você consegue fazer com facilidade através do seu programa de análise estatística. Se por ventura já o utiliza, o Google Webmaster Tools é uma ferramenta poderosa que lhe apresenta o top 20 de queries de pesquisas que levaram mais visitantes ao seu blog nas últimas 24 horas. Aproveite esses dados e também as nossas dicas de optimização para motores de busca para elevar os rankings das suas páginas do dinheiro.

Um bom exemplo é a minha página de Ganhar Dinheiro que oferece aos visitantes do blog as minhas melhores recomendações de programas de afiliados e oportunidades únicas de rentabilização para sites e blogs, que além de estar constantemente presente nos meus artigos, está também na primeira página de resultados do Google para a pesquisa “ganhar dinheiro”.

É ALTURA DE VOCÊ COMEÇAR A TRABALHAR!

Estes são apenas factores e estratégias que devem ser sempre tidos em conta na optimização de páginas do dinheiro. Depois de completar o primeiro passo e encontrar as suas páginas do dinheiro, você não precisa de trabalhar todos os outros passos como se fossem uma sequência lógica. Como referi durante o artigo, tudo depende dos seus objectivos. Pessoalmente, eu procuro sempre espremer ao máximo as 6 estratégias quando resolvo optimizar páginas do dinheiro, embora em alguns casos possa optar apenas por objectivos específicos que a médio/longo prazo me trarão mais benefícios.

A grande vantagem das páginas do dinheiro é que depois de estarem devidamente optimizadas, você poderá deixá-las em paz por algum tempo. Se você está ocupado todos os dias, deveria roubar uma ou duas horas ao seu fim-de-semana para colocar as suas páginas do dinheiro a trabalharem para si! Se você atribuir algum do seu tempo à optimização integral destas páginas, garanto-lhe que começará a ver os resultados bem antes de ter pensado neles.

Se acho este artigo interessante de alguma forma, por favor considere linká-lo ou citá-lo ou partilhá-lo com outros blogueiros e webmasters. E agora, brinde-me com o seu comentador e vamos debater as ideias necessárias para rentabilizar ao máximo o seu blog!

 

©2009