Memorização (Dicas para desenvolver a Mente Alerta)

|
Linkto Agregar a Technorati Agregar a Google Agregar a Yahoo! Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao StumbleUpon Adicionar ao Linkou

Saiba como aprender melhor, fazer suas tarefas de uma maneira mais funcional, e muito mais CONHECIMENTO...

01) Saiba que no nosso aprendizado nós retemos:

10% do que LEMOS
20% do que ESCUTAMOS
30% do que VEMOS
50% do que VEMOS E ESCUTAMOS (audiovisual)
70% do que OUVIMOS e LOGO DISCUTIMOS
90% do que OUVIMOS e LOGO REALIZAMOS

Utilize esses conhecimentos e toda a sua sensibilidade para melhorar sua aprendizagem e para perceber amplamente o universo ao seu redor.

02) Mantenha-se alerta e presente nas suas atividades diárias. Não se PREOCUPE!

03) Escreva os recados e listas de compra de maneira organizada. Visualize na tela mental as imagens correspondentes, segundo as técnicas aprendidas. Faça as compras, guiando-se pela sua memória e, no final, confira.

04) Identifique a voz da pessoa com quem fala ao telefone. ANTES que ela se identifique.

05) Escolha um ambiente e observe-o em todos os DETALHES (sala de consultório, restaurante, cabeleireiro, etc.), localize os objetos, avalie as formas, cores e a distância entre eles. Após cinco dias reconstrua as imagens na sua tela mental.

06) A música que você gosta de ouvir, imagine ouvi-la com todos os detalhes. O mesmo pode ser feito com os sabores e os sons.

07) Faça cálculos menores de cabeça ou no papel. Use a calculadora só para conferir.

08) Leia diversos estilos de livros e revistas. Crie o hábito de comentar sobre eles com os amigos. Forme um pequeno resumo na sua mente.

09) Mantenha-se atualizado. Vá ao teatro, cinema, shows, exposições, etc. observe tudo e depois comente a respeito.

10) Quando estudar um assunto, não sobrecarregue o cérebro estudando horas seguidas. Prefira sessões curtas (de 60 minutos a 1h 30 min) e nos intervalos de descanso faça alguma atividade bem diferente.

11) Pratique jogos e brincadeiras com os amigos, filhos e netos. Não se feche para novas vivências e novos aprendizados. Encare as dificuldades, o novo, como uma OPORTUNIDADE de exercitar sua flexibilidade e capacidade de encontrar novas soluções.

 

©2009