10 ferramentas e mercados para o ajudar a vender publicidade no seu blog

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Hoje em dia vender publicidade directa em websites e blogs, é algo que muitos blogueiros já fazem. No entanto, uma grande parcela desses autores tende a ter dificuldades na gestão e colocação dessa publicidade no ar. Ou porque não entendem código HTML, ou porque fazem tudo manualmente e dá demasiado trabalho, ou porque simplesmente desconhecem [...]


Hoje em dia vender publicidade directa em websites e blogs, é algo que muitos blogueiros já fazem. No entanto, uma grande parcela desses autores tende a ter dificuldades na gestão e colocação dessa publicidade no ar. Ou porque não entendem código HTML, ou porque fazem tudo manualmente e dá demasiado trabalho, ou porque simplesmente desconhecem outra forma de o fazer.
Hoje gostaria de referir uma série de ferramentas que provavelmente irão ajudá-lo a vender publicidade nos seus websites e blogs, seja por serem redes de publicidade puras, ou simplesmente ferramentas de auxílio à gestão dos banners e anunciantes.
Embora eu faça a gestão e venda de publicidade directa nos meus blogs, através de uma plataforma de gestão de publicidade própria, devidamente instalada no servidor, tenho também outros projectos que fazem uso de mercados de venda de publicidade, a partir dos quais consigo rentabilizar mais facilmente os referidos blogs.
As referências deste artigo, irão não só ajudá-lo a vender espaços publicitários no seu blog, como também a gerir esses mesmos espaços através de plataformas próprias de gestão de publicidade. No primeiro caso, é necessário ter em conta que estes mercados cobram comissões na casa dos 25% sobre cada venda, mas tornam o processo muito mais simples e isento de mão-de-obra.

1. BUY SELL ADS (http://buysellads.com/)
A Buy Sell Ads é actualmente e seguramente, um dos melhores mercados de compra e venda de publicidade para blogs. Infelizmente, torna-se complicado vender por lá espaços publicitários em sites e blogs que não sejam de língua inglesa.
Uma das mais-valias do serviço é que permite que seja você a definir o comprimento de largura do seu anúncio, podendo inclusivamente vender espaços não standardizados como por exemplo os banners de 125×125. A venda de espaços com 364×127 é perfeitamente possível nesta rede de publicidade, obrigando no entanto a que o anunciante tenha de produzir um banner exclusivo para o seu blog.
A plataforma retem 25% de comissão sobre todas as vendas, mas torna o sistema de compra e venda extremamente simples, podendo inclusivamente aprovar anúncios de forma automática, o que significa que você chegará ao seu blog e já se encontra por lá um anúncio a rodar. O facto de ser isenta de mão-de-obra torna-a claramente numa vencedora.

2. PERFORMANCING ADS (http://performancingads.com/)
A Performancing Ads é um projecto relativamente recente no mercado, que ainda não tive oportunidade de experimentar. Neste mercado de compra e venda de publicidade, é possível alugar espaços publicitários com 125×125 pixeis, ou então chegar a um acordo com um determinado anunciante para uma troca de publicidade entre ambos os sites ou blog. Como seria de esperar, o mercado não trouxe grandes novidades aos blogueiros que escrevem em Português de Portugal, uma vez que se torna complicado conseguir rentabilizar os espaços vendendo num mercado maioritariamente virado para os conteúdos em Inglês.

3. BLOG ADS (http://www.blogads.com/publisher_html)
A Blog Ads é uma rede de publicidade privada para blogueiros. Só conseguirá entrar nela se arranjar um convite. A comissão fixa da plataforma é de 30%. Ela permite vender vários tipos de publicidade, e é actualmente utilizada por alguns dos maiores blogueiros do mundo, como por exemplo o LeoBabauta.
Se por ventura não conseguir um convite, poderá tentar contactar a equipa de suporte da BlogAds e expor a sua candidatura. Quem sabe não tem sorte

4. OPENX (http://www.openx.org/)
O OpenX (antigamente conhecido como OpenAds) é quanto a mim a maior e melhor plataforma de gestão de publicidade da actualidade. Grandes empresas como a Techcrunch (www.techcrunch.com) utilizam-na para gerir os seus diferentes locais de publicidade, e eu próprio utilizo-a aqui no blog, para gerir os banners de 125×125 pixeis que se encontram na sidebar do mesmo.
Para quem não tem capacidade financeira para suportar um servidor próprio, a OpenX agora tem um serviço intitulado OpenX Hosted, que lhe permite estar alojado nos servidores da OpenX e correr as suas campanhas a partir de lá, e também a versão para instalar em servidor próprio, que é bastante eficiente e rentável.

5. GOOGLE AD MANAGER (http://www.google.com/admanager)
O Google Ad Manager é um serviço Google relativamente novo. Como o próprio nome indica, ele é um gestor de publicidade da Google, gratuito e livre para qualquer webmaster e blogueiro. Basta ter uma conta Gmail e inscrever-se, para ter o acesso completo ao serviço, que além de lhe permitir gerir as suas diferentes publicidades em banner e adsense, também está alojado nos servidores Google, poupando-lhe muita largura de banda e também espaço no servidor.

6. OIO PUBLISHER (http://www.oiopublisher.com/)
O OIO Publisher embora seja um plugin para Wordpress, ele custa $47 dólares. No entanto, este é o plugin mais eficiente e avançado que existe para Wordpress, permitindo-lhe de forma eficiente, gerir os seus banners publicitários, ao mesmo tempo que lhe permite vender os espaços a partir do seu blog, numa integração directa com os pagamentos Paypal.
Embora seja extremamente completo, este plugin pode ao mesmo tempo tornar-se complexo, caso não explore correctamente todas as suas opções. Quem o utiliza em todo o seu esplendor, nunca se queixou da sua eficiência.

7. ATLAS (http://www.atlassolutions.com/solutions_admanager.aspx)
O Atlas é um outro serviço de gestão de publicidade para servidores próprios e/ou serviço via online, como acontece com o OpenX e o Google Ad Manager. Nunca trabalhei com ele e infelizmente não tenho grande feedback para dar, mas a analisar pelos conteúdos e feedbacks que encontrei, é seguramente uma aposta válida.

8. WP125 (http://www.webmaster-source.com/wp125-ad-plugin-wordpress/)
O WP125 é um plugin para blogs Wordpress, que permite facilmente gerir e colocar a rodar vários banners de 125×125 pixeis no seu blog. Embora só permita uma gestão de banners com estas dimensões, o WP125 é muito completo e capaz de oferecer aquilo que muitos autores necessitam. Além do mais, é um plugin gratuito.

9. WPADS (http://thesandbox.wordpress.com/wpads/)
O WPADS é também um plugin Wordpress que fez um enorme sucesso na altura em que apareceu. Embora não tenha sido actualizado nos últimos tempos, continua a ser um plugin muito eficiente para gerir publicidade e banners em blogs Wordpress.

10. UBD BLOCK AD (Unique Blog Designs)
O UBD Block Ad Plugin, é uma extensão Wordpress desenvolvida pela Unique Blog Designs, autora de blogs como o ShoeMoney, Jonh Chow, entre outros. Este plugin é muito similar ao WP125, e permite a rotação, gestão e inserção de diferentes tipos de banners no seu blog Wordpress. É também um plugin Wordpress gratuito e que deverá ser especialmente testado em versões novas do Wordpress.

 

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