14 ideias de marketing para utilizar nos seus blogs ou websites

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O marketing online e o marketing offline são seguramente duas grandes ferramentas a utilizar na potencialização de blogs e websites, tanto por empreendedores e empresários, como simplesmente por apaixonados pela internet, como eu e você.
O marketing pode ser também extremamente redundante se você utilizar frequentemente as mesmas técnicas, as mesmas ideias e os mesmos suportes, sempre que inicia uma nova campanha de exposição da sua marca.

Trago-lhe hoje, portanto, 14 ideias de marketing que provavelmente você não está a utilizar, e o melhor de tudo é que a sua concorrência também não. Procure não só maximizar o potêncial do seu blog através da utilização de técnicas de marketing eficientes, como também procure fazê-lo de uma forma alternativa e com constantes mudanças de estratégia. Utilizar sempre o mesmo marketing e sempre a mesma imagem, fará com que rapidamente a sua marca se torne banal aos olhos

1. CARTÕES DE VISITA
Para quem anda frequentemente na rua, em bares, cafés, restaurantes e/ou simplesmente socializa fora da internet, os cartões de visita são uma arma extremamente eficaz. Se todos os seus concorrentes actuam dentro da mesma caixinha que você (a internet), porque não tirar vantagens do marketing offline e dar a conhecer a sua marca a quem ainda não a conhece? Será uma questão de tempo até o seu cartão passar de mão em mão e você se tornar reconhecido localmente.
2. PRESS RELEASE
A utilização de uma Press Release é algo que muitos blogueiros e webmasters não vêem com bons olhos, ou simplesmente nunca testaram. A grande maioria das empresas de ‘nome’ geralmente utiliza esta técnica ‘oldschool’, através de canais de comunicação, para fazer chegar ao mercado a notícia do lançamento de um novo produto e/ou de uma qualquer novidade.
Uma boa press release pode ser a porta de entrada para os media, especialmente os media impressos, que geralmente estão sedentos de novos conteúdos.
3. SISTEMA DE AFILIADOS
Uma das formas de potenciar ao máximo um produto e/ou um serviço é seguramente utilizando um programa de afiliação. Hoje em dia muitos empreendedores e webmasters começam a optar por este tipo de soluções como forma de rentabilizarem a promoção dos produtos que pertencem a outros. Além de o webmaster conseguir vender o seu produto mais eficazmente, o blogueiro ganha uma comissão atractiva pela promoção do mesmo. Programas como o e-Junkie são ideiais para a venda de produtos tais como eBooks, templates, programas, etc.
4. GALERIAS DE CSS
Se você opera no nicho de mercado do webdesign, design gráficos ou artes, as galerias de CSS são seguramente um dos locais de culto para a apresentação de projectos. Se por ventura você faz trabalhos por medida nessas áreas, procure pelas melhores galerias de CSS e promova o seu trabalho eficientemente. Tem aqui uma lista de 60 galerias de CSS que provavelmente lhe vai dar jeito.
5. GOOGLE ADWORDS
Embora esta técnica de marketing exija que você abra os cordões à bolsa, a verdade é que se você for um bom estratega e escolher eficientemente as suas palavras-chave, pode direccionar para si uma grande quantidade de tráfego, investindo um valor bastante reduzido. Leia um pouco mais sobre truques e dicas Adwords nos nossos arquivos.
6. OFERTAS
Oferecer um eBook ou um template profissional é uma das técnicas mais eficientes da actualidade para atrair a atenção das multidões, especialmente se aquilo que estiver a oferecer for manifestamente de grande qualidade. Se o seu blog ou website receber grandes quantidades de tráfego, considere aceitar a divulgação de ofertas criadas por outros blogueiros e webmasters, tal como acontece com o famoso SmashingMagazine.
7. EMAIL MARKETING
As campanhas de email marketing são ainda uma das formas eficientes de dar a conhecer uma marca, produto ou serviço. Dependendo logicamente da forma como a campanha é feita e para quem é direccionada, a eficiência do resultado pode ser extremamente elevada. Empresas como a Canalmail oferecem serviços de email marketing localizado, que apresentam elevada taxa de eficiência se a campanha for logicamente de qualidade.
8. REDES SOCIAIS
Redes sociais como o StumbleUpon, Twitter, Facebook, Dihitt, entre outras, são espaços ideias para promover a sua imagem, a sua marca e aicma de tudo encaminhar links para o seu blog ou website. Embora a grande maioria destas redes utilize links NoFollow, a verdade é que para determinados motores de busca, como o Yahoo, o conceito NoFollow praticamente não existe. Aproveite-se dessa oportunidade, ao mesmo tempo que utiliza os relacionamentos na rede para construir a sua imagem de marca.

9. AS PÁGINAS NO SQUIDOO E HUBPAGES
Tanto o Squidoo como a Hubpages são uma forma extremamente eficiente de direccionar tráfego e ‘link juice’ para o seu blog ou website. Da experiência que tenho tido com ambos os serviços, retiro o ensinamento de que o que funciona melhor são as palavras-chave mais restritas e em nichos de mercado mais específicos. Além da popularidade que estes websites têm e do bom rankeamento que geralmente conseguem, você pode aproveitar também para direccionar algumas palavras-chave de qualidade para os seus blogs ou websites e aproveitar também o rankeamento nos motores de busca.
10. GUEST-POSTS
Já referi aqui no blog inúmeras vezes as vantagens de escrever guest-posts em outros blogs. Além da exposição mediática que têm enquanto conteúdo informativo de qualidade, os guest-posts são também uma porta de entrada para novos convites de participação em outros websites ou blogs.
Aproveite também para beneficar dos backlinks e do ‘link juice’ que o seu blog-alvo lhe podem proporcionar.
11. T-SHIRTS CUSTOMIZADAS
O método das t-shirts personalizadas pese embora seja extremamente eficiente em determinados nichos de mercado, pode não em outros. Tudo depende da sua estratégia na promoção das referidas T-shirts.
Procure serviços como o Cafepress, imprima algumas dezenas de T-shirts engraçadas e ofereça-as no seu blog gratuitamente. Procure gerar controvérsia pela positiva e investindo na promoção da sua marca e da sua ideia.
12. CO-MARKETING
O marketing colaborativo pode ser uma das formas mais eficientes de fazer chegar a sua ideia ao público certo. Procure um blogueiro notável no seu nicho de mercado, e faça-lhe uma proposta atractiva para colaborar consigo no lançamento de um qualquer produto e/ou serviço, em troca de uma remuneração atractiva ou de uma exposição mediática gratuita. Quanto melhor a proposta, maior a probabilidade de conseguir aliar-se ao nome dele.
13. ANÚNCIOS NO CINEMA
Hoje em dia praticamente todos os cinemas vendem publicidade antes e no intervalo dos seus filmes, por quantias relativamente aceitáveis. Se por ventura você actua num nicho de mercado não muito massivo e direccionado para um determinado público alvo, este tipo de publicidade pode ser extremamente estratégica. Imagine que você tem um blog sobre filmes de terror, e você compra um anúncio a aparecer todos os dias antes do ínicio do filme SAW5, por exemplo? Haverá melhor oportunidade do que o marketing localizado?
14. DIRECTORIAS
As directorias já não são hoje o que eram no passado, seguramente, no entanto é possível encontrar alguns serviços de submissão de sites e blogs em directorias (500/1000 directorias) por preços relativamente baixos. Dependendo do seu nicho de mercado, este tipo de marketing poderá funcionar. Nem sempre é necessário receber milhares de visitantes, para se conseguir facturar milhares de euros, correcto?
MÃOS À OBRA!
Independentemente de algumas destas técnicas não se adequarem ao seu nicho de mercado, porque você assim o pensa, é importante que experimente algumas delas para se sentir seguro de que efectivamente não funcionam. Até prova em contrário (da sua parte) todas elas são excelentes formas de promover a sua imagem, o seu produto e a sua marca. Se você não o fizer, seguramente ninguém o fará por si!

 

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