Otimização de URL

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Como otimizar as URL's e sua influência no resultado dos motores de busca, pois assim como o próprio conteúdo de um site, qualidade e informação também devem estar presentes na URL.
Descrição do Conteúdo
Uma URL óbvia é uma ótima URL. Quando se olha para a barra de endereços do navegador e se consegue saber qual o conteúdo da página, antes mesmo de carregar esse conteúdo, temos uma URL perfeita. Uma única e simples linha que transmitirá informação suficiente sobre conteúdo e chamará atenção por si só através de e-mails, links inclusive motores de busca! =)
 

Use URLs Curtas
Quanto mais curta a URL, mais fácil será lembrá-la, copiá-la, passar adiante, usá-la de todas as formas possíveis, facilitando sua divulgação.
 

URLs Estáticas
Alguns motores de busca tratam URLs estáticas (/blog/meu-primeiro-post) de forma diferente das URLs dinâmicas (/blog/?p=1), o que já é motivo suficiente para se ter este cuidado, mas vale ainda citar que URLs estáticas serão mais facilmente lembradas pelas pessoas!
 

Antes Palavras do que Números!
Palavras descrevem muito melhor um conteúdo do que números, portanto, ao criar pastas evite p123/arq321/.. , uma vez que /noticias/esporte/ será muito mais informativo. Detalhe: mesmo que o caminho não contenha nenhuma palavra-chave, ainda assim é melhor usar palavras do que números. No fim das contas, a manutenção também se tornará bem mais fácil.
 

Palavras-Chave
Na busca de tráfico tráfego para um site, um dos pontos mais fortes para consegui-lo é o uso de palavras-chave na URL, especialmente quando a competição dentro do conjunto de palavras-chave a se usar é alto. Para páginas dinâmicas com Sistema de Gerênciamento de Conteúdo é importante ter a opção de incluir palavras-chave na URL.
 

Evite Subdomínios
Subdomínios (por exemplo, engine.search.search-engine-site) podem ficar complexos e compridos demais, contrariando nossa “regra” sobre URLs Curtas. Um problema maior, é que os subdomínios podem acabar sendo tratados como diferentes domínios pelos motores de busca, fazendo com que um site perca a ligação entre suas páginas na visão do motor de busca. Dica: se você quer sair dessa armadilha dos subdomínios, use o redirecionamento 301.
 

Pastas
Uma URL deve conter poucas pastas, tanto para que ela fique curta, quanto para que o site fique navegável com poucos cliques, e isso é importante tanto para os internautas quanto para o motor de busca.
 

Frases na URL
Às vezes uma frase acaba se tornando uma URL e a melhor forma, mais recomendável, de se separar as palavras dentro dessa URL é usando hífens (noticias/esporte/gols-da-rodada). Existem alternativas como o underline (_) e o mais (+). Porém, o hífen tem maior aceitação e uso.
 

Padronização
Estabeça um padrão para o site e siga-o! Se estiver decidido que os separadores serão hífens, que assim sejam em todas as páginas. A padronização ajuda a manutenção e compreensão do site, bem como a navegação.
 

Maiúsculas e Minúsculas
As URLs podem conter tanto letras maiúsculas quanto letras minúsculas, mas sem dúvida, use somente letras minúsculas!! Isso pode poupar um bocado de confusão e erros 404! Dica: 301 em todos links que não sejam absolutamente em letras minúsculas.
 

Bijeção
Lembrou das aulas de matemática? Pois então, cada URL deve endereçar somente um conteúdo e cada conteúdo deve ser indexado somente por uma URL! Não faz sentido ter duas URLs endereçando o mesmo conteúdo. Naturalmente, isso vai gerar um desconforto para um usuário, que ao digitar diferentes endereços, recebe o mesmo conteúdo. Para não falar que isso será visto como conteúdo duplicado pelos motores de busca.
 

Finalizando
Como foi dito no começo do post, a URL chega a ser tão importante quanto o próprio conteúdo do site, é necessário cuidado e inteligência ao escrevê-las da maneira correta logo da primeira vez, para evitar 404, 301, entre outros.

 

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