SEO para Meta Description Tags

|
Linkto Agregar a Technorati Agregar a Google Agregar a Yahoo! Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao StumbleUpon Adicionar ao Linkou

Qual a relevância das Meta Description Tags para o ranking de um site. É realmente útil? Vale a pena usar? Vamos ver.

Meta Description Tags

Meta Description Tags são tags que não aparecem no browser do usuário quando ele carrega uma página do site. Elas contêm informações voltadas principalmente para os motores de busca, mas não somente.

Usos:

* Descrever o conteúdo da página com precisão e sucintamente
* Servir de uma pequena propaganda para atrair tráfego orgânico
* Para disponibilizar as palavras-chave para os buscadores

Boas meta descriptions não são sempre fáceis de escrever, mas quando se tem a origem de tráfego nos motores de busca, elas são essenciais para o sucesso de um site. Elas tem uma importância ainda maior quando os termos usados na busca indicam uma ação do usuário.
O que fazer?

7 dicas de SEO para Meta Description Tags:

1. Dizer a Verdade
Descreva honestamente o conteúdo, sem tentar enganar o buscador. A tentativa de enganar o buscador, pode indicar a necessidade de melhorar o conteúdo do site.

2. 160 Caracteres
A descrição deve ficar em torno de 160 caracteres, os buscadores não vão mostrar muito mais do que isso.

3. Propaganda
A meta description perfeita deve ser apelativa e informativa. Apelativa no sentido de chamar e prender a atenção do usuário.

4. Testar
É interessante ainda testar as meta descriptions frente aos resultados obtidos nos motores de busca. Fazer alterações e avaliar o retorno. Isso pode envolver ainda mudar o PPC (pay-per-click) para analiazar o CTR (click-through-rate).

5. Anúncios x Meta Descriptions
Não necessariamente um anúncio de sucesso se transformará em uma ótima meta description e vice-versa. Seria lógico pensar assim, mas motores de busca e pessoas enxergam as coisas de modo diferente. É melhor ser específico com cada um

6. Palavras-chave
É imprescindível que as palavras-chave apareçam nas meta descriptions, porém, sem usar black hat. Elas devem aparecer naturalmente, dentro do contexto da descrição da página.

7. Usar sempre?
Não é extremamente necessário que sempre se use as meta description tags. Quando se objetiva poucas palavras-chave, é interessante ter a meta description e que as palavras-chave estejam nela. Por outro lado, quando se tem muito a mostrar/oferecer, ou seja, quando uma página tem muito conteúdo que trata de temas mais específicos em torno das palavras-chave principais, é bom deixar que o próprio motor de busca defina a relevância da página em relação aos termos usados na busca. Quer dizer, se eu tenho um vasto conteúdo de SEO sobre todas as categorias de SEO, às vezes é melhor deixar que o buscador decida qual a página do meu site melhor se adequa como reposta à busca do usuário.

 

©2009