Otimização SEO Para Blogs.

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Temas básicos relativos a otimização de blogs e de como aumentar a relevância, como escolha das palavras chaves, e como usar as keywords

Sobre o que Fala o seu Blog

A primeira questão quando se trata de SEO para otimização de blogs é decidir qual será o foco do seu blog, decidir sobre qual assunto ou área mais especifica ele vai falar. Se você for um blogueiro multidiciplinar e gostar de muitos assuntos diferentes é mais interessante e inteligente criar um blog para cada assunto do que um blog que fale de tudo um pouco. Uma vez decidido qual será o seu foco podemos passar para a próxima etapa.
Faça uma Boa Pesquisa de Keywords

Agora que o seu blog já tem um assunto principal é hora de pesquisar o modo com que o publico vê aquele assunto: com que frequencia eles pesquisam, quando pesquisam, que keywords são mais usadas, ou seja, é a hora de verificar quais keywords estão associadas com o assunto. E é ai que entra a pesquisa de keywords. O Google disponibiliza uma ferramenta chamada Google Trends que é interessante pois ela permite comparar palavras-chave proximas ou sinônimos e verificar quais são mais buscadas através de um gráfico.

Uma vez que você definiu o foco básico do seu site e definiu algumas keywords de trabalho uma boa sugestão seria verificar alguns sinônimos para estas keywords, para esta tarefa pode ser usasda outra ferramenta do Google a Google Adword Keyword Tool.

Tela Google Adwords Keyword Tool
Vá atrás das “long tails”

Muitas vezes é dificil vencer os concorrentes quando se trata de uma keyword muito concorrida e uma boa dica seria ir atrás das Long Tails. Long tails se tratam de pequenas frases contendo keywords e que muitas vezes também são usadas na busca. Como exemplo podemos citar o fato de uma pessoa ao invés de pesquisar por “carros” no google pequisar por “carros populares 1.0” ou então pesquisar por “classificados de carros” ou “lista de carros a venda”.

É fato de que a quantidade de pessoas que procura por “carros” na internet é maior do que as pessoas que procuram por “lista de carros a venda” mas você pode usar uma extratégia de rankear bem para uma grande quantidade de long tails, pois muitas vezes se classificar bem para uma quantidade mais variada de keywords é mais vantajoso e trará mais tráfego do que ficar bringando arduamente pelas keywords principais.

Usando Corretamente as Suas Keywords

Agora que as keywords principais de trabalho foram definidas é a hora de usa-las no contexto do seu conteúdo. O ideal é de que a densidade de cada keyword em separado jamais passe de 5% do total das palavras do texto de cada página, isso é interessante para evitar que os crawlers identifiquem qualquer tipo de spam e também para garantir que o seu texto tenha um bom nexo e não soe estranho para quem o lê.
Mais locais para aproveitar as suas keywords

Além de obviamente utilizar as keywords no conteúdo de texto do seu blog existem outros lugares onde elas podem e devem ser aproveitadas:

* Nome do domínio: um dos principais elementos levados em conta pelas search engines na indexação de um site com certeza é o nome do domínio, tenha sempre isso em mente ao registrar um nome para o seu blog.
* Title Tags: Cada página ou post do seu blog deve ter uma title tag única. Title tag é o texto que vai aparecer na barra de titulo do browser e é bem importante também no contexto da indexação. Nunca se esqueça de usar pelo menos uma keyword em suas title tags.
* Titulos dos posts: Softwares e sistemas tais como o Wordpress geralmente formatam o título do seu post em uma heading tag H1, o que facilita bastante o trabalho do crawler em identificar o assunto principal daquela página. No entanto de nada adianta isso se o titulo do post estiver mau escrito e ou não tiver ocorrências das keywords.
* Meta Descriptions: Assim como o titulo dos post cada página de cada post do seu blog deve ter uma meta description única. Meta descriptions são importantes por dois motivos: primeiro porque são mais uma fonte para o crawler identifcar o contexto principal daquela página e depois porque são as meta descriptions que vão aparecer na pagina do buscador logo abaixo do link clicável. Logo tenha isso sempre em mente e crie meta descriptions interessantes, chamativas e que tenham algumas ocorrencias de keyword.


 

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